Concurso fotográfico “Afrodescendentes nas Américas”

No âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos, o MERCOSUL, por meio de seu Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) lançam o concurso de fotografias “Afrodescendentes nas Américas”.

Este concurso tem por objetivo visibilizar as pessoas afrodescendentes e gerar um espaço para debater e conscientizar sobre seus direitos, a partir da fotografia como arte que contribui com a transformação positiva universal.

A fim de retratar esse grupo e seus direitos, de maneira integral e positiva, definiram-se as seguintes categorias:

Afrodescendentes e infância;

Afrodescendentes e juventude;

Mulheres Afrodescendentes;

Afrodescendentes e migração, refúgio, deslocamento e apatridia;

Afrodescendentes e pessoas idosas;

Afrodescendentes e pessoas com deficiência;

Afrodescendentes e pessoas LGBTI;

Afrodescendentes e acesso a direitos.

O jurado estará composto por especialistas na matéria, que premiará 3 fotografias. Também, será outorgada uma menção especial ao primeiro lugar, por contribuir com a promoção de direitos das pessoas afrodescendentes. O concurso estará aberto até 28 de fevereiro de 2019 e os resultados serão conhecidos no âmbito da Segunda Semana Interamericana das e dos Afrodescendentes nas Américas, a realizar-se entre 25 e 30 de março de 2019.

Cabe destacar que o MERCOSUL realizou concursos de fotografia em 2005, 2015 e 2016. Os dois últimos, “Imagens do MERCOSUL” e “Festas Populares”, respectivamente, contaram com uma ampla participação do público.

Edital do concurso (em espanhol).

Fonte: IPPDH.